Mães & Filhos | NOTÍCIA

Como anda a postura do seu filho?

É importante os pais observarem o modo como seus filhos se posicionam na escola, em casa e em todos os lugares.

Publicado em 22/08/2017

Marcela Lima

Marcela Lima - Conteúdo Somos Mães Agência Digital

Somos Mães de Primeira Viagem
compartilhamento:
  • Compartilhar no Facebook
  • Twittar
  • Compartilhar no Google Plus
Como anda a postura do seu filho?

A boa postura também faz parte da saúde das pessoas, e quando se trata de crianças saber orientá-los sobre como sentar-se corretamente é essencial. Uma má postura pode desencadear uma série de problemas na coluna a curto e longo prazo. E é cada vez mais comum as crianças irem a consultórios médicos tratar de dores na coluna.

 

Um dos motivos para a má postura infantil são as horas que os pequenos passam na frente de computadores, videogames ou usando tablets. A atenção é tanta a esse tipo de ferramentas que os pequenos se esquecem completamente como é se sentar corretamente.

 

As mochilas também são causadoras desse problema em crianças de 8 a 11 anos. Hoje em dia, o peso que os pequenos carregam é extremamente alto e isso pode causar danos posturais logo cedo.

 

O especialista em ortopedia, traumatologia, cirurgia da coluna vertebral e professor da faculdade de medicina do Hospital Santa Marcelina, Dr. Luiz Cláudio Lacerda Rodrigues, alerta os pais sobre observar a postura do pequeno no dia a dia: “Devido à sua flexibilidade, a criança tem tendência a ficar em posições erradas e mesmo assim se sentir confortável. Por isso, devemos ficar atentos a posição corporal de nossas crianças, seja para observamos posições erradas e já corrigi-las ou para identificar o início de uma deformidade que se apresente de maneira leve”.

 

Quando há relatos de dores, elas podem ser o resultado de muito tempo exposto a uma má postura, hábito cultivado pelas crianças desde muito cedo. Os smartphones e tablets ainda causam outro problema: as dores no pescoço devido ao tempo que o pequeno passa olhando para essa telinha. É importante que a postura seja corrigida desde os primeiros anos de vida da criança, isso evita qualquer tipo de alteração em seu desenvolvimento.

 

O tratamento para a má postura é uma consulta com um especialista para que os pais e a criança sejam orientados sobre a maneira certa de se posicionar, seja em casa, na escola ou em qualquer ambiente. “Sempre que os pais tiverem alguma dúvida sobre a postura das crianças é necessário consultar um especialista. Muitas deformidades da coluna nem sempre estão ligadas a má postura, porém, tem seu início de maneira sutil. Assim, sempre que reparar algo de errado na maneira de sentar ou levantar dos pequenos, consulte um especialista, pois frequentemente o diagnóstico de uma possível deformidade pode ser retardado, sendo feito apenas quando as  alterações já estão severas”, finaliza Luiz.

compartilhamento:
  • Compartilhar no Facebook
  • Twittar
  • Compartilhar no Google Plus