Mães & Filhos | NOTÍCIA

Vacina é a melhor forma de prevenir a gripe

Crianças menores de 5 anos podem ser vacinadas na rede pública e privada.

Publicado em 18/05/2017

Laís Bola

Laís Bola - Conteúdo yellow.a

Somos Mães de Primeira Viagem
compartilhamento:
  • Compartilhar no Facebook
  • Twittar
  • Compartilhar no Google Plus
Vacina é a melhor forma de prevenir a gripe

Mamãe, já levou o pequeno tomar vacina de gripe? Ainda não? Então corre, porque a campanha de vacinação acaba dia 26 de maio na rede pública. 

 
A vacina contra a Influenza é a melhor forma de prevenir a gripe, que tem sua incidência aumentada durante o inverno. Segundo estudos do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), nos Estados Unidos, a vacina reduz em 65% o risco de mortes de crianças causadas pela gripe. 
 
A pediatra Renata Scatena explica: "a vacinação é indicada para todas as pessoas a partir de 6 meses de vida, principalmente aquelas de maior risco para infecções respiratórias (grupos de risco) que podem ter complicações e a forma grave da doença pelo vírus Influenza". 
 
Os grupos de riscos são idosos com mais de 60 anos, professores, crianças pequenas (entre 6 meses e menos de 5 anos), gestantes, mulheres que acabaram de dar à luz (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde e portadores de doenças crônicas. 
 
Esse ano temos dois tipos de vacina: a trivalente e a tetravalente. A primeira contém os vírus Influenza A (H1N1), subtipo Michigan/45/2015, Influenza A (H3N2), subtipo Hong Kong/4801/2014 e Influenza B, subtipo Brisbane/60/2008. Já a tetravalente, além desses três, tem também o vírus Influenza B, subtipo Phuket/3073/2013.
 
Crianças até 5 anos podem receber a imunização gratuitamente em postos de saúde. "A vacina trivalente é dada nas UBS aos grupos de risco. Na rede particular é disponibilizada tanto a trivalente quanto a tetravalente", afirma a pediatra. 

Ah, e como o vírus é mutável, a vacina também, por isso, a vacinação deve ser repetida todo ano. 
 
Lembre-se que pode ocorrer efeitos colaterais, como em todas as vacinas, como febre, indisposição, inchaço e dor no local da picada. Mas, fique tranquila, pois não são iguais os sintomas da gripe. 
 
Para mais informações, clique aqui.
compartilhamento:
  • Compartilhar no Facebook
  • Twittar
  • Compartilhar no Google Plus