Tentantes | NOTÍCIA

É possível engravidar com trompas obstruídas?

Fertilização in vitro é uma opção.

Publicado em 25/08/2017

Laís Bola

Laís Bola - Conteúdo Somos Mães Agência Digital

Somos Mães de Primeira Viagem
compartilhamento:
  • Compartilhar no Facebook
  • Twittar
  • Compartilhar no Google Plus
É possível engravidar com trompas obstruídas?

São vários os motivos que causam infertilidade ou dificuldade para engravidar, um deles são as trompas obstruídas. 
 

A trompa é super importante para que a gestação se inicie, é ela quem capta o óvulo quando a mulher está ovulando e também o abriga até que o espermatozoide chegue para fertilizar. Por isso, quando está obstruída não tem como ocorrer esse encontro. 
 

Raramente as mulheres com esse problema se queixam de dor ou desconforto, tanto que o único sintoma, na maioria do casos, é o de não conseguir engravidar em mais de um ano de tentativas.  
 

De acordo com o ginecologista e especialista em reprodução humana Vamberto Maia Filho, existem algumas causas para que a obstrução aconteça: "a mais comum são as infecções pélvicas. A clamídia tem grande destaque. Nem sempre os sintomas estão presentes. Outra causa comum é a endometriose, que normalmente é bastante sintomática. No Brasil existe ainda o problema de laqueadura tubária em mulheres muito jovens".


Existe tratamento?


Dr. Vamberto explica: "Infelizmente quando há um problema nas trompas, dificilmente as cirurgias podem reverter isso. O mais comum é que o casal opte pela fertilização in vitro. Usualmente os resultados são bastante positivos nestes casos. A maior questão é que este modelo de tratamento normalmente tem um custo elevado". 
 

Se você está tentando engravidar há mais de um ano é importante consultar seu médico para investigar um possível problema. Caso seja diagnosticado as trompas obstruídas, vocês juntamente com o profissional encontrarão o melhor caminho. 
 

compartilhamento:
  • Compartilhar no Facebook
  • Twittar
  • Compartilhar no Google Plus