Tentantes | NOTÍCIA

Entender a sua ovulação é essencial para aumentar suas chances de gravidez

É preciso conhecer o seu corpo para que as tentativas sejam mais eficientes.

Publicado em 26/12/2016

Marcela Lima

Marcela Lima - Conteúdo Somos Mães Agência Digital

Somos Mães de Primeira Viagem
compartilhamento:
  • Compartilhar no Facebook
  • Twittar
  • Compartilhar no Google Plus
Entender a sua ovulação é essencial para aumentar suas chances de gravidez

A ovulação é o período fértil do seu ciclo menstrual. Basicamente todo mês um óvulo amadurece nos seu ovário e quando atinge um certo tamanho, sai do ovário, passa pela trompa de falópio e vai até o útero. Esse é o processo inicial que o seu corpo realiza para uma possível gravidez. 

 

Para aumentar as suas chances de gestação é preciso manter relações sexuais de um a dois dias antes da ovulação ou até 24 horas depois. Esse tempo é um pouco curto pois um óvulo não dura mais do que um dia após a ovulação. 

 

Casais férteis que tem sua saúde reprodutiva normal tem cerca de 20% de chances de engravidar a cada novo ciclo. No caso de mulheres que não costumam usar nenhum método contraceptivo, suas chances de engravidar são maiores e ela pode conseguir isso em até um ano. 

 

Para saber quando é o seu período fértil você precisa descobrir quando virá a sua próxima menstruação, sendo assim, você conta de 12 a 16 dias para trás. Mulheres que têm o ciclo de 28 dias, o seu período fértil provavelmente começará no 14º dia. 

 

Você também pode identificar isso através de sinais que o seu corpo dá. Por exemplo: o muco cervical costuma mudar de volume e textura e a temperatura corporal aumenta. Há casos de mulheres que conseguem sentir um pequeno incômodo na parte debaixo da barriga.

 

É muito importante que você conheça seu corpo e entenda todos os sinais que ele te dá. Assim, fica bem mais fácil para você se programar e planejar uma gravidez. Consultar um médico e fazer exames com frequência também é muito indicado.

compartilhamento:
  • Compartilhar no Facebook
  • Twittar
  • Compartilhar no Google Plus