Tentantes | NOTÍCIA

O que é a Biópsia Embrionária?

Exame pode reduzir os riscos de aborto.

Publicado em 29/09/2017

Laís Bola

Laís Bola - Conteúdo Somos Mães Agência Digital

Somos Mães de Primeira Viagem
compartilhamento:
  • Compartilhar no Facebook
  • Twittar
  • Compartilhar no Google Plus
O que é a Biópsia Embrionária?

Após um ciclo de fertilização in vitro é necessário fazer uma biópsia embrionária, que vai avaliar possíveis doenças genéticas ou alterações cromossômicas no embrião antes de sua implantação no útero.

 

De acordo com o ginecologista e especialista em reprodução humana da Clínica Mãe, Alfonso Massaguer, pelo método de CGH realiza-se um cariótipo dos embriões, ou seja, análise dos 23 pares de cromossomos. “Em geral, a biópsia embrionária é realizada no quinto dia de desenvolvimento, ou seja, fase de blastocisto, extraindo algumas células de cada embrião. Sendo os embriões cromossomicamente normais transferidos ao útero”, explica.

 

Indicações para a biópsia embrionária

Fonte: Clínica Mãe

 

1- Casais com elevado risco de transmissão de doenças genéticas

 

São aqueles casais com maiores riscos de gerar embriões com síndromes cromossômicas, por exemplo, mulheres com mais de 38-40 anos de idade e casais com alteração no exame de cariótipo. O CGH identifica doenças como a Síndrome de Down e elimina, efetivamente, embriões com essas síndromes. Além disso, o diagnóstico genético pré-implantacional é particularmente indicado para pessoas que, sabidamente, possuem doenças genéticas com mutação específica. Essa mutação pode ser identificada em alguns casos e os embriões afetados não serão transferidos.

 

2- Doenças ligadas ao sexo

 

Casais que apresentem doenças que são particulares a algum sexo como, por exemplo, hemofilia e microdeleção do cromossomo Y, podem ser excluídas após a análise genética dos embriões, possibilitando a transferência apenas de embriões de determinado sexo. É importante ressaltar que a técnica de sexagem é permitida somente em casos de doenças específicas ligadas ao sexo.


A Clínica Mãe tem uma equipe multidisciplinar super preparada para te atender, conforme a sua necessidade médica. Não se esqueça de mencionar a Somos Mães de Primeira Viagem para garantir um presente especial.

compartilhamento:
  • Compartilhar no Facebook
  • Twittar
  • Compartilhar no Google Plus