Tentantes | NOTÍCIA

O que é inseminação artificial?

Técnica é indicada para casais com infertilidade sem causa aparente.

Publicado em 13/09/2017

Laís Bola

Laís Bola - Conteúdo Somos Mães Agência Digital

Somos Mães de Primeira Viagem
compartilhamento:
  • Compartilhar no Facebook
  • Twittar
  • Compartilhar no Google Plus
O que é inseminação artificial?

A inseminação intra-uterina ou inseminação artificial, como é mais mais conhecida, é um procedimento de reprodução assistida de baixa complexidade. Nesse método, a fertilização acontece dentro do corpo da mulher, o sêmen do parceiro é preparado em laboratório e inserido na cavidade uterina por meio de um cateter.

 

De acordo com o dr. Alfonso Massaguer, ginecologista e especialista da Clínica Mãe, a inseminação artificial é uma boa opção de tratamento para os casais nos quais a mulher apresenta histerossalpingografia normal (exame feito no útero e nas trompas uterinas) e o homem tem uma alteração espermática mais leve, que poderá ser corrigida com o preparo do sêmen:  “Além disso, a inseminação artificial também poderá ser utilizada para tratamento de casais com infertilidade sem causa aparente após completa investigação diagnóstica”, explica.

 

O tratamento não é indicado para quem tem trompas obstruídas, homens com espermograma muito alterado ou fator masculino severo e para mulheres com idade avançada. A fase de indução ocorre em aproximadamente 10 dias e o resultado sai após 15 dias do procedimento realizado.

 

Como é o procedimento? Dr. Alfonso explica para gente.

 

“A inseminação artificial consiste no incentivo da ovulação com medicamentos hormonais, por via oral ou aplicação subcutânea, em média por 10 a 12 dias. Durante este período a indução da ovulação é monitorada por exames de ultrassom transvaginal. Geralmente 34 a 36 horas antes da inseminação intra-uterina administra-se uma medicação para incentivar mais uma vez a ovulação e no dia programado realiza-se o preparo seminal seguido da inseminação propriamente dita. O preparo seminal é realizado após a coleta por masturbação para melhorar a capacidade dos espermatozoides em fertilizar o óvulo, em média 1 a 2 horas antes.”

 

Clínica Mãe tem uma equipe multidisciplinar super preparada para te atender, conforme a sua necessidade médica. Não se esqueça de mencionar a Somos Mães de Primeira Viagem para garantir um presente especial. 

compartilhamento:
  • Compartilhar no Facebook
  • Twittar
  • Compartilhar no Google Plus