Tentantes | NOTÍCIA

Por que é importante tomar ácido fólico?

Confira os benefícios do ácido fólico para a gestação.

Publicado em 12/05/2017

Laís Bola

Laís Bola - Conteúdo Somos Mães Agência Digital

Somos Mães de Primeira Viagem
compartilhamento:
  • Compartilhar no Facebook
  • Twittar
  • Compartilhar no Google Plus
Por que é importante tomar ácido fólico?

Toda mulher que procura um médico porque pretende engravidar, logo escuta: "tem que começar a tomar o suplemente de ácido fólico", mas você sabe o por quê?
 

O ácido fólico é extremamente necessário para a prevenção, já que atua diretamente no desenvolvimento do feto. O ginecologista, Dr. Alfonso Massaguer, explica que a vitamina é importante para a divisão celular e, principalmente, na formação do tubo neural, sistema nervoso do feto. 
 
E quando devemos começar a tomar? "Deve ser iniciado três meses antes de começarem as tentativas para engravidar e ser mantido até pelo menos 12 semanas de gravidez", explica o ginecologista e especialista em reprodução humana. 
 
Estudos mostram que a ingestão de ácido fólico previne em mais da metade as chances do bebê vir a apresentar alterações do tubo neural, como anencefalia ou espinha bífida.
 
Alimentos, como vegetais de folhas verde-escuras, frutas, feijão e gema de ovo, tem ácido fólico, mas a quantidade não é suficiente e, por isso, é necessário a suplementação. 
 
A recomendação da Organização Mundial da Saúde é que seja ingerido 0,4 miligrama por dia da vitamina, mas é importante sempre consultar o médico. 
 
Além de atuar na formação do tubo neural, estudos mostram que o ácido fólico também pode prevenir doenças do coração, do trato urinário e fissura lábio-palatina. 
 
Converse com o seu médico para uma gestação tranquila e segura. 

 

compartilhamento:
  • Compartilhar no Facebook
  • Twittar
  • Compartilhar no Google Plus